O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe, no dia 17 de outubro, às 19h, o “Webinário CPBT 30 Anos”. Com transmissão pelo canal do YouTube do TJA, a atividade do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) está inserida no projeto mensal “Theatro de Portas Abertas”.

Com apresentação da artista e monitora do curso Yara Canta, o Webinário contará com a presença de Pâmela Canário, Graco Alves e Camile Tavares, artistas pesquisadores que desenvolveram e/ou desenvolvem pesquisas em torno de suas vivências no CPBT. Além deste momento de troca, será possível acompanhar a estreia do filme “Acorda!”, com produção, atuação e roteiro da atriz Eleonora Paiva. 

Com direção geral de Joca Andrade e fotografia de Txai Nunes, “Acorda!”, inspirado no monólogo “O Despertar” (de Dario Fo e Franca Rame), irá apresentar a angústia de uma mulher que acorda de um pesadelo e, enquanto tenta realizar suas atividades, percebe que sua vida virou um caos e que, ainda por cima, precisa lidar com os dramas de seu relacionamento com a filha adulta.

Permeando as atrações deste dia, serão exibidos videoclipes das musicistas Bárbara Sena, Roberta Kaya e Tatiana Freitas. Todos os participantes do ”Webinário CPBT 30 Anos” são ex-alunas e ex-alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro.

A celebração de 30 anos de CPBT demonstra a alegria que é continuar promovendo trocas de conhecimento e a multiplicação do pensamento e a vivência na arte, em suas distintas linguagens e em áreas afins. 

Nos processos formativos do Curso, segue a busca pelo despertar da consciência dos alunos de serem artistas criadores, conectados com o meio no qual vivem, tornando-se agentes de transformação do mundo no contexto afetivo, estético, político e social.

Sobre os pesquisadores

Camile Tavares – Jornalista graduada em 2017, começou sua formação como atriz no curso de teatro do Colégio da Imaculada Conceição, onde participou de diversos espetáculos entre 2006 e 2008. Em 2013 participou do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), ministrado pelo artista Joca Andrade, que culminou no espetáculo de conclusão “Homo Ludens – Homem que joga”, com apresentações em 2013 e 2014. Atualmente se dedica à exibição de seu documentário “Decidi fazer teatro”.

Graco Alves – Atualmente mestrando do Programa de Pós Graduação em Artes (PPGArtes) no IFCE, cursou CPBT EM 1998, estudou no Colégio de direção teatral em 2000 e no Colégio de Dança do Ceará em 2002. Tecnólogo (2007) e Licenciado (2010) em teatro pela mesma instituição IFCE. Foi bolsista – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na graduação em Teatro, Foi professor do SENAC-CE DE 2015 a 2018 e fundador da Cia. Argumento de teatro. Desde 2001 desenvolve pesquisa nas linguagens de Clown e Dança contemporânea. 

Pâmela Canário – Pedagoga, atriz, arte-educadora, é membro da ASSOGUM – Casa Cultural, Social e de Cultura Afro-Brasileira Ilê Axé Ogum. Faz parte do grupo Remonte de Teatro e é monitora do CPBT-noite e professora substituta da Prefeitura de Fortaleza. Sua pesquisa gira em torno de um estudo a partir da atividade “Linha do Tempo”, realizada no CPBT, e suas contribuições na formação artística e estética de seus educandos. 

Sobre o CPBT

O CPBT é considerado o mais importante curso de iniciação teatral de Fortaleza e do Ceará. É realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) através do Theatro José de Alencar, em parceria entre a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, nas instalações do CENA – Centro de Artes Cênicas Padaria Espiritual (Anexo do TJA). 

Desde sua criação, acolheu mais de 9 mil alunos interessados em iniciar seus estudos e práticas teatrais, realizou mais de 60 montagens de espetáculos e revelou talentos de renome nacional e local como grandes atores e atrizes cearenses.

O curso funciona nos turnos Manhã, Tarde e Noite, e tem como professores Juliana Veras, Joca Andrade e Neidinha Castelo Branco. Em 2021, está sendo concluído um processo de ensino e aprendizagem com as turmas, vivido de modo em parte virtual e parte presencial, devido aos desafios e descobertas que a pandemia de Covid-19 proporcionou. 

SERVIÇO

Theatro de Portas Abertas apresenta: Webinário “CPBT 30 Anos” 

Quando: 17 de outubro, às 19h

Transmissão: canal do YouTube do Theatro José de Alencar (www.youtube.com/theatrojosedealencar)