Apresentações marcam o encerramento da 2ª turma do Curso de Formação Básica da Escola Pública de Dança de Fortaleza.

A Vila das Artes apresenta, por meio da Escola Pública de Dança, nesta segunda e terça-feira (25 e 26/11), os espetáculos “Fortaleza em Mono-blocos” e “8 Pontos”. Com início às 19h e entrada mediante a doação opcional de 1Kg de alimento não perecível, o evento ocorre no Theatro José de Alencar. A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
No evento, que marca a finalização de mais um ano do Curso de Formação Básica em Dança, ocorre também a solenidade de homenagem aos alunos formandos da segunda turma do curso, intérpretes do espetáculo “Fortaleza em Mono-blocos”. Para a coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, Marina Carleial, as apresentações são um importante passo na trilha de alunos e professores. “O resultado é sempre emocionante. Além de ser a culminância de um ano de muita dedicação e trabalho, é ainda a despedida de mais uma turma de jovens bailarinos”, afirma a coordenadora.

Foto Thiago Matine

Espetáculo de conclusão da segunda turma do curso, “Fortaleza em Mono-blocos” tem concepção e direção do coreógrafo mineiro Vanilton Lakka. O trabalho, originalmente pensado para espaços públicos, pesquisa as relações entre dança, corpo e cidade. “A coreografia se organiza a partir da lógica de jogos, onde regras preestabelecidas pressionam os corpos a tomarem decisões estratégicas, usando de princípios técnicos como rolamentos, quedas, saltos e suspensões”, explica Lakka. “É um trabalho dinâmico e vigoroso que incorpora, ainda mais, o diálogo com questões urbanas contemporâneas ao currículo pedagógico e repertório coreográfico da Escola Pública de Dança da Vila”, comenta Marina.

Já o espetáculo “8 Pontos”, criação colaborativa entre professoras e professores da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, tem a interpretação de alunas e alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Curso de Formação Básica em Dança. Com trilha original elaborada por Thiago Almeida, o espetáculo fala sobre o movimento dançado, investigando a relação e a influência mútua entre espaço, música, geometria e movimento. “A trilha mergulhou fundo em nossas questões criativas. O espetáculo se configura, assim, como um jogo sobre o que nos move e de como a música nos mobiliza”, comenta Silvana Marques, que assina a direção coreográfica com Angela Souza.

Curso de Formação Básica em Dança
Fundado em 2011, o Curso de Formação Básica em Dança da Escola Pública de Dança da Vila das Artes tem por objetivo fornecer subsídios práticos e teóricos para o desenvolvimento criativo de obras coreográficas. Destinado a crianças e pré-adolescentes com idades entre 8 e 13 anos, o curso tem duração de seis anos e prevê em seu currículo variadas disciplinas que abordam técnicas contemporâneas, clássicas e populares. Em 2017, o curso formou sua primeira turma, apresentando o espetáculo “Lança”. Atualmente, o edital de seleção de alunos e alunas referente ao período 2020-2026 se encontra com inscrições abertas até 20 de janeiro de 2020.

Mais informações no site www.viladasartesfortaleza.com.br.

Ficha Técnica – “Fortaleza em Mono-blocos”Concepção e Direção Coreográfica: Vanilton LakkaAssistentes Coreográficos: Gizele Patrício e Cláudio Henrique StrondumFigurino: Marina Carleial, Artur Carvalho e Evânia LuzLuz: Walter FaçanhaDesigner Gráfico: Leandro FerreirasImagens: Thiago MatineIntérpretes:Alicy Ferreira Nascimento dos AnjosAna Beatriz da Silva de OliveiraAna Gabriela Marques VasconcelosAna Karla Caetano HolandaAna Lara Beserra da SilveiraAna Luizy Vieira de OliveiraAntonia Letícia Vasconcelos dos SantosDeylane Belchior PeresDomitila Isabely Ferreira Gomes da CostaGabrielly Vitória Souza dos SantosIane Elen Costa CoelhoMaitê Ximenes Cruz FonsecaMaria Eduarda Gomes da SilvaMaria Luisa Temóteo da CostaNeygerly Julie Pinheiro PontesRaíssa Nunes FernandesSaulo Rodrigues CavalcanteStella Campelo Tomaz de Oliveira

Ficha Técnica – “8 Pontos”Concepção e Direção Coreográfica: Angela Souza e Silvana MarquesCoreografias: Alda Pessoa, Dayana Ferreira, Gizele Patrício e Jorge LuizIntérpretes: Aluno(a)s do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Curso de Formação Básica em Dança da Vila das ArtesTrilha sonora: Thiago AlmeidaFigurino: Marina Carleial e Evânia LuzLuz: Walter FaçanhaConfecção de material cênico: J A AiresDesigner Gráfico: Leandro FerreirasImagens: Thiago Matine

Serviço:
Espetáculos de Dança da Vila das Artes: “Fortaleza em Mono-blocos” e “8 Pontos”
Data: 25 e 26/11 (segunda e terça-feira)
Hora: 19hLocal: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Valor: Gratuito / Doação opcional de 1Kg de alimento