O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza “Um Modelo de Curso – Moda Atual”, ministrado pelo modelo profissional, ator e produtor Gilson Tenório.

Com vagas destinadas a 25 jovens entre 12 e 25 anos (sendo 10 vagas para o Parque Araxá), as aulas terão início no dia 5 de novembro, tendo como local a Sala de Dança do TJA (Anexo CENA), às segundas e sextas-feiras de novembro, dezembro e janeiro de 2022, das 15h às 18h. A finalização do curso será com a apresentação de um desfile.

Com produção de Lua Ramos, diretora da Casa Sidney Souto, a ideia do curso é ter um enfoque menos elitista e mais popular, com as aulas buscando dar oportunidade de conhecimento do mundo da moda a jovens que não têm acesso a temas como este, além de integrar costureiras da comunidade ao projeto. 

Durante os três meses de aulas, serão treinados 20 alunos-modelos, onde os mesmos serão capacitados com técnicas de passarela, andamento, postura e etiqueta social, além de palestras de convidados profissionais nas áreas de teatro, fotografia, maquiagem, estilismo, psicologia e nutrição. 

Algumas palestras serão oferecidas obrigatoriamente também para as costureiras envolvidas no projeto; as demais poderão ser acompanhadas também pelas costureiras, caso desejem, não sendo obrigatório. Ao longo desse período, as costureiras irão criar uma coleção de três peças, que serão apresentadas na passarela do Desfile de Encerramento. 

No primeiro mês, serão ministradas aulas de técnica de passarela, andamento, postura e etiqueta social e profissional; no segundo e terceiro meses, haverá palestras com a presença de convidados profissionais nas áreas de teatro, fotografia, maquiagem, estilismo, nutrição e psicologia, com preparação também para a apresentação do desfile. 

Sobre o ministrante

Gilson Tenório é modelo, produtor cultural, ator e facilitador em cursos e oficinas de Moda e Passarela, numa trajetória de mais de 30 anos de trabalho. Produziu desfiles em shoppings de Fortaleza, realizou projetos de moda com prefeituras do interior em cursos e oficinas de passarela, durante três anos.

Como modelo, desfilou para várias grifes conceituadas, como Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch, Mário Queiroz, entre outros. Desfilou para o Dragão Fashion durante seis edições e foi homenageado com o troféu DFB Festival 20 Anos, por sua grande contribuição para a história do evento e fomento da indústria da moda no Ceará.

Como ator, Gilson atuou em peças como “Francisco, o Homem que se Tornou Santo”, “Laços” e musicais como “Não Verás País Nenhum” e “O Rei Leão”. Fez vários comerciais e campanhas para a televisão. No cinema, fez trabalhos com José Araújo, Hugo Carvana, Glauber Rocha, entre outros diretores.

SERVIÇO

“Um Modelo de Curso – Moda Atual”, com Gilson Tenório

Início das aulas: 5 de novembro de 2021 (inscrições encerradas)

Horários: às segundas e sextas-feiras de novembro, dezembro e janeiro de 2022, das 15h às 18h

Onde: Sala de dança do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 / Anexo CENA – Centro)

Gratuito