O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, no dia 17 de outubro (domingo), mais uma edição do seu tradicional projeto gratuito “Theatro de Portas Abertas”, que celebra a cada mês o seu aniversário de fundação do TJA (17 de junho de 1910).

A programação, como de praxe, tem início com as Visitas Guiadas presenciais. A partir das 9h (e seguindo até o horário das 19h), os presentes terão a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades dos diversos espaços do Theatro José de Alencar, como Palco Principal, Jardim de Burle Marx, Foyer, camarins, Anexo CENA, dentre outros mais. Os guias culturais serão Nara Raquel, Rebeca Bezerra e Artur Menezes.

Ao meio-dia, a Cantina do Muriçoca (Anexo CENA do TJA) será palco para o lançamento do “Projeto Macaubar”. Macaúba do Bandolim, 78, será o anfitrião da ocasião, recebendo amigos músicos e artistas de várias gerações para uma autêntica jam session, que também será regada com uma boa feijoada (preço de adesão: R$ 30).  

Às 17h, o happy hour do Café Iracema será com a banda Canil. Na fachada principal do Theatro José de Alencar, a tradicional “Hora do Ângelus” irá receber, neste mês, as presenças de Itauana Ciribeli e Leandro Cavalcante. No mesmo horário, desta vez no canal do YouTube, haverá o lançamento do audiovideobook do “Visita Espetacular – Uma Aventura no Theatro José de Alencar“, de Robério Diógenes (Instituto Teatro Público).

O cantor e compositor Pingo de Fortaleza, às 18h30, irá lançar no Palco Principal seu novo álbum, “Além do Tempo Normal”, com o repertório composto, em parte, durante a pandemia de Covid-19.  No palco, Pingo (voz e violão) estará acompanhado por Lu D’Sosa (guitarra e violão) e Ricardo Pinheiro (bateria, percussão e vocal).

Por fim, às 19h, o YouTube do TJA irá transmitir o “Webinário CPBT 30 Anos”. Com apresentação de Yara Canta, contará com as presenças de Pâmela Canário, Graco Alves e Camile Tavares, artistas pesquisadores que desenvolveram e/ou desenvolvem pesquisas em torno de suas vivências no CPBT. Para completar, haverá a estreia do filme “Acorda!”, com produção, atuação e roteiro da atriz Eleonora Paiva, e videoclipes das musicistas Bárbara Sena, Roberta Kaya e Tatiana Freitas. 

Protocolos de biossegurança

Em respeito aos protocolos de retomada do setor cultural em vigor no Estado, o Theatro José de Alencar irá operar respeitando critérios de segurança em decorrência da pandemia de Covid-19. Para todos os horários das Visitas Guiadas, faz-se necessário um agendamento prévio por telefone e grupos de, no máximo, dez pessoas por visita. 

É também recomendada a higienização das mãos ao entrar no Theatro. Para tal, há totens com álcool em gel 70% espalhados por todo o equipamento. Além disso, é obrigatório o uso de máscara de proteção individual durante todo o período que estiverem nas dependências do TJA e o distanciamento de 2m de outras pessoas. Confira a programação detalhada:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA*

(* sujeita a alterações)

9H, 10H, 11H, 14H, 15H, 16H, 17H, 18H e 19H

Visitas Guiadas – com Nara Raquel, Rebeca Bezerra e Artur Menezes 

Entrada franca – mediante agendamento pelos fones (85) 3101-2583 / 3101-2586

12 HORAS

Lançamento do “Projeto Macaubar”: feijoada e roda de músicos com a presença do Mestre Macaúba do Bandolim e amigos

(Cantina do Muriçoca – Anexo CENA)

17 HORAS

Apresentação musical da banda Canil

(Happy hour do Café Iracema)

17 HORAS

Lançamento do audiovideobook do “Visita Espetacular – Uma Aventura no Theatro José de Alencar”, de Robério Diógenes (Instituto Teatro Público)

(Transmissão: YouTube do TJA)

18 HORAS

“Hora do Ângelus” com Itauana Ciribeli e Leandro Cavalcante

(fachada principal do TJA)

18H30

Show “Além do Tempo Normal”, lançamento do novo disco de Pingo de Fortaleza

(Palco principal)

19 HORAS

Webinário “CPBT 30 Anos”

(Transmissão: YouTube do TJA) 

SERVIÇO

Theatro de Portas Abertas – Outubro 2021

Quando: dia 17 (domingo), a partir das 9h

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro) e no canal do YouTube do equipamento: www.youtube.com/theatrojosedealencar)

Programação aberta ao público