Foto: Felipe Abud

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e o Theatro José de Alencar (TJA), equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizarão, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o Seminário “Webinar Patrimônio e Memória”. 

O evento é voltado principalmente a artistas visuais, conservadores-restauradores, arquitetos, estudantes, professores e interessados da área do patrimônio. Na ocasião, serão apresentadas as normas e os procedimentos técnicos do processo de análise para diagnosticar o estado de conservação de um bem integrado de valor histórico e cultural.

O Seminário contará com a participação dos(as) alunos(as) restauradores envolvidos(as) no trabalho de prospecção e mapa de danos do vitral do TJA, realizado em 2020. “A proposta do evento é promover uma discussão sobre o tema da conservação do patrimônio público, partindo da experiência que os alunos da Escola tiveram no levantamento do diagnóstico do vitral do Teatro”, destaca Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS. 

O Seminário faz parte do Programa de Formação Básica na Área de Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural e Valorização do Patrimônio Imaterial da Escola. O evento será transmitido pelo canal de Youtube do TJA e da EAOTPS, em formato de webinar. Aos que desejarem receber certificado, é necessário fazer uma inscrição prévia em formulário on-line, cujo link está disponível no site da EAOTPS (www.eao.org.br).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

18 de outubro de 2021

19h às 21h – ABERTURA – Apresentação do TJA: Contexto histórico, aspectos políticos e culturais, construção, arquitetura. Intervenções ao longo do tempo.

Facilitadora: Isabel Gurgel

Mediador: Roberto Chaves

19 de outubro de 2021

19h às 20h – Aspectos técnicos dos processos de restauração do TJA, com foco nas restaurações de 1989/90 e de 2005.

Facilitadora: Sulaneide Bastos

Mediador: Roberto Chaves

20h às 21h – A profissão do conservador e restaurador. A EAOTPS e a parceria com o TJA. O curso Prática de Ofício I – Da prospecção e mapa de danos: Introdução ao mapeamento de danos (análises organolépticas, prospecções, registros e construção do Mapa de Danos).

Facilitador: Marden Lima

Mediador: Roberto Chaves

20 de outubro de 2021

19h às 20h – Vitral Vs ferro e vidro. Resultados: Análises organolépticas, prospecções, registros e construção do Mapa de Danos.

Facilitadora: Joana Gurgel

Mediador: Roberto Chaves

20h às 21h – Proposta de intervenção, orçamento e relatório.

Facilitadora: Priscilla Duarte

Mediador: Roberto Chaves

21h às 21h30 – ENCERRAMENTO

Facilitador: Antônio Vieira

SERVIÇO

Seminário Webinar Patrimônio e Memória – estudo de caso: Vitral do Theatro José de Alencar

Data: 18/10 (19h às 21h), 19/10 (19h às 21h) e 20/10 (19h às 21h)

Transmissão: Pelo canal de Youtube do Theatro José de Alencar (www.youtube.com/theatrojosedealencar) e da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (https://bit.ly/3aW9K9D)

Inscrições para quem deseja receber certificado:

18 de outubro de 2021 – https://forms.gle/Y4SGveGNMYCBnJb89

19 de outubro de 2021 – https://forms.gle/QwAy4rPhbHiGsfAH6

20 de outubro de 2021 – https://forms.gle/jsGrSQxgrZMDbZnA7

Informações: (85) 3238.1244