Em setembro, o equipamento cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará preparou uma programação virtual diversificada para você. Confira e participe! 

Dia 08/09 – Terça-feira

19h – [Artes Visuais] Arte em Rede – “Projeto Saudade Percurso | Notas Sobre Saudade”, de Ramon Cavalcante
Instagram do TJA (@tja.theatrojosedealencar)

O Projeto Saudade Percurso trata-se de um experimento da linguagem das histórias em quadrinhos (literatura/artes visuais) em um ambiente digital (arte e cultura digital), pensado a partir de uma narrativa que se integra à medida de tempo e dinâmica da rede social instagram.Saudade Percurso é uma história cotidiana, um fluxo de pensamento acompanhado de um passeio pela cidade, a partir do ponto de vista do personagem, caminhamos e acompanhamos seus pensamentos. A história foi pensada para o formato dos stories, dando várias possibilidades de interação e compartilhamento em qualquer ponto da história.

Dia 10/09 – Quinta-feira

19h – [Teatro] Espetáculo – “Diomedes”, Grupo Avia de Teatro 
Youtube do Theatro José de Alencar (https://www.youtube.com/theatrojosedealencar)

Diomedes gosta de música clássica e de manter o seu lugar arrumado, apesar de tudo o que possui guardado no local que ele chama de casa. O dia é “especial” para Diomedes agora que encontrou seu relógio e confirma o que já sabia: 15 minutos. Titus aparece, uma figura estranha que mudará completamente o destino do tempo que Diomedes tem cronometrado.

Dia 11/09 – Sexta-feira

19h – [Gestão] Conecta SET- Sertão dos Inhamuns – Conversa com o Grupo Arte Jucá (Arneiroz) e o projeto Art Café (Tauá)
Youtube do Theatro José de Alencar (https://www.youtube.com/theatrojosedealencar)

O programa “Conexão SET de Teatros” traz para o debate os impactos da Lei Aldir Blanc no interior, com foco na Região dos Inhamuns. Conduzido pelo o Grupo Arte Jucá (Arneiroz) e o projeto Art Café (Tauá) a atividade contará com a participação de gestores culturais e depoimentos de personalidades do campo cultural e também apresentação de vídeos artísticos com importantes momentos da trajetória do Grupo Arte Jucá e do projeto Art Café.  

Dia 17/09 – Quinta-feira

18h – [Multilinguagem] Theatro de Portas Abertas Virtual
Youtube do Theatro José de Alencar (https://www.youtube.com/theatrojosedealencar)

18h00: Hora do Angelus
18h15: [Circo] Arte em Rede – “Corpo nuvem”, de Camila Pessoa (4min)
18h20: Bate-papo com Camila Pessoa (10min)
18h30: [Dança] Arte em Rede – “Travomantra”, de Noá Bonoba (6m25)
18h37: Bate-papo com Noá Bonoba (15min)
19h: [Teatro] Arte em Rede – “Mnemosine: porque memória é feminina!”, de Paula Yemanjá (21min)
19h20: Bate-papo com Paula Yemanjá (15min)
19h35: [Teatro / Debate] Arte em Rede – “Vendas e mordaças – Revisitando Aquelas”, Grupo Manada de Teatro – (60min)

Dia 21/09 – Segunda-feira

Durante o dia – [Teatro] Comemoração aos 50 anos de teatro do artista Ricardo Guilherme
Redes Sociais do Theatro José de Alencar 

Ricardo Guilherme

Ricardo Guilherme é ator, dramaturgo, diretor teatral, historiador, roteirista de cinema e televisão, poeta, contista e cronista, com mais de 50 anos de atividade, em uma trajetória nacional e internacional. Especialista em comunicação social, reconhecido como notório saber em curso de Pós-graduação da Universidade de Brasília (UNB), Ricardo Guilherme é também historiador, autor de livros sobre a história do teatro, e premiado pelo Ministério da Cultura por seu trabalho de pesquisador das artes cênicas. Jornalista colaborador, contista, cronista, poeta e roteirista de cinema e TV, ricardo guilherme é fundador do Grupo Pesquisa (1978) e um dos fundadores da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da Rádio Universitária. Tem em seu currículo mais de cem espetáculos realizados, entre eles os espetáculos autorais onde imprime sua marca interpretativa e sua inquietação criadora voltada para o fazer teatral. É formulador da teoria e do método do teatro radical brasileiro,em 1988, objeto de pesquisa de alguns trabalhos acadêmicos, professor, vice-coordenador e um dos criadores do curso superior de artes cênicas da Universidade Federal do Ceará, com experiência em diversas universidades da Europa, África, América Central e América do Norte. Ricardo Guilherme já representou o Brasil em inúmeros festivais mundiais de teatro e congressos internacionais de encenação e dramaturgia.


Dia 25/09 – Sexta-feira

19h – [Gestão] Conecta SET- -Vale do Jaguaribe – 30 anos da Cia
Youtube do Theatro José de Alencar (https://www.youtube.com/theatrojosedealencar)

O programa Conexão SET de Teatros traz a história dos 30 anos da Cia. Oficart de Teatro (Russas) no Vale do Jaguaribe. A Cia irá relembrar sua trajetória, a atuação na região jaguaribana, os desafios de fazer teatro no interior, o reconhecimento por parte da população local e a criação do Galpão das Artes. Uma live de memórias afetivas, recheada de diversos momentos artísticos que narram as três décadas de uma das mais atuantes companhia de teatro do Ceará.