PROGRAMAÇÃO

Programação Janeiro 2021 – Online

Dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27/01 – Terças e Quartas-feiras

15h – [Formação] CPBT – Cena em Rede
Duração: 60 min / Livre
Via MEET (link nas redes do TJA)

Essas propostas visam construir um registro poético dos alunos mediante o contexto pandêmico. Nosso intuito é incentivar a produção artística como meio de expressão e extravasamento de sentimentos para interagir, agir, refletir, dialogar, compartilhar e fortalecer afetos, realizando as ações formativas dos equipamentos públicos proponentes junto aos alunos do CPBT e comunidade interessada. O projeto Conceta Set é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Cultural Dragão do Mar, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura – Lei N°13.811, de 16 de agosto de 2006.

Dia 17/01 – Domingo

18h – Theatro de Portas Abertas – Folia de reis
Instagram (@tja.theatrojosedealencar), Facebook e Youtube (/theatrojosedealencar) 


Franklin Dantas

[Música] Hora do Angelus – Recital de Reis com Franklin Dantas, Eduardo Corrêa de Oliveira e Axel Brendo
O cantor lírico Franklin Dantas, acompanhado de Eduardo Corrêa de Oliveira (piano) e Axel Brendo (violão) em pequeno recital alusivo ao dia de Reis (06 de janeiro), data importante para a cultura popular brasileira, que marca o fim das festividades natalinas e o início do ano novo.


Grupo Brincantes do Cordão do Caroá

[Cult. Popular] “Reisado de CONGO”, Grupo Brincantes do Cordão do Caroá
O Reisado Brincantes Cordão do Caroá é um movimento cultural que vivencia, na tradição popular, os conhecimentos e expressões da nossa cultura cearense. Reconhecido desde 2003 como Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará, vem estudando, pesquisando e atuando como Reisado de Congo conhecendo e se aprofundando nas linguagens artísticas do Reisado, seus rituais, festejos e calendários de organização. Consolidando assim uma brincadeira tradicional na cidade de Fortaleza há mais de 17 anos. Composto por 25 integrantes, sendo liderado por 2 irmãos, Rafael de Paulo e Rodrigo de Paulo, respectivamente Mestre e Rei desse Reisado, que juntamente com familiares, amigos e muitas crianças levam a energia do reconhecimento ao Menino Jesus com esse folguedo tão popular no Cariri Cearense.


Reisado Do Garajal

[Cult. Popular] “Entre Mestres: Reisado Do Garajal” – Guerreiros De Jorge
O Vídeo “Entre Mestres: Reisado do Garajal – Guerreiros de Jorge” é uma revisitação a última apresentação do nosso Reisado do Garajal, construindo um paralelo entre o repasse de saberes pelo mestre Mario Jorge Maninho aos seus brincante e guerreiros, e como essa manifestação se perpetua até hoje, se atualizando sempre nesses 15 anos de existência na cidade de Maracanaú, e com o trabalho, também, propomos uma homenagem a esse mestre que faleceu em outubro de 2019.

Dia 20/01 – Quarta-feira


“Bruta Flor”, fotografia de Mateus Leandro

19h – [Artes Visuais] Exposição “Bruta Flor”, fotografia de Mateus Leandro
Onde: https://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br/
Livre 
“Bruta Flor” é um projeto de exposição multimídia do fotógrafo cearense Mateus Leandro, que tem como foco a vida de Zé, de 62 anos de idade que, para seu sustento, há mais de 40 anos lava roupa no Açude Orós, Sertão do Ceará. Zé é uma figura muito carismática e querida na cidade de Orós (CE). Desde criança se veste de mulher. Aos 15 anos de idade, foi expulso de casa por assumir sua sexualidade. Pela vida simples do trabalho com agricultura no Sertão, Zé nunca buscou um auxílio para compreender sua orientação sexual.

Dia 21/01 – Quinta-feira

19h – [Teatro] Live + Exibição | Cia Chacoalho Encena: “O bicho do Rio”, da Cia Chacoalho Teatro de Bonecos 
Onde: Instagram (@tja.theatrojosedealencar), Facebook e Youtube (/theatrojosedealencar) 
60 minutos | Livre

O espetáculo “Bicho do Rio” é uma adaptação do livro infantil de Almir Mota, “Bicho do Rio”, que conta a história da conhecida lenda da cidade de Jucás, interior do Ceará. No vídeo, a  CIA Chacoalho Teatro de Bonecos apresenta a história através dos bonecos mamulengos. A manipulação dos bonecos fica por conta de Cleodon de Oliveira e Bima Moreira. A atividade conta com  intérprete de libras. O projeto foi aprovado na Lei Emergencial Aldir Blanc, que promove artistas e projetos culturais através da Secultfor.

Dia 29/01 – Sexta-feira

20h – [Teatro] “Trajetória do Teatro Novo 55 anos” 
Onde: Instagram (@tja.theatrojosedealencar), Facebook e Youtube (/theatrojosedealencar) 
60 minutos | Livre


Dia 30/01 – Sábado

16h – [Teatro Infantil] Exibição do espetáculo “ET Francisco e o Mistério do Significado Real”, do Coletivo Girassóis. 
Onde: Youtube 
30 minutos | Livre
No planeta Erres, um grande mistério paira no ar. Uma palavra a ser desvendada para que todos os males se dissipem, porém, só alguém puro será capaz de decifrar o Significado Real. Um obra vídeo cênica fruto de experimentos pautados no teatro de bonecos, traz à cena personagens que desenham uma trama divertida e encantadora. Et Francisco embarcará em uma jornada de autoconhecimento e aventuras para tentar descobrir o Significado Real. Vem desvendar esse mistério com a gente!