PROGRAMAÇÃO

Programação Setembro 2021 – Theatro de Portas Abertas


Dia 17/09 – Sexta-feira

8h – [Online] – Projeto “Visita Espetacular”
Duração: 60 min / Livre
Transmissão: YouTube do TJA e do Instituto Teatro Público

A programação gratuita inicia, às 8h, pelo nosso canal do YouTube, com a transmissão da “Visita Espetacular On-Line”, projeto idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes, à frente do Instituto Teatro Público.

De forma lúdica e contextualizada, quatro personagens – Beto, Bia, Bento e Bel Alencar – conduzem os visitantes a um passeio divertido pelos espaços que integram o TJA, indo do Pátio Nobre ao Foyer, à Torrinha e aos Camarotes, seguido de cenas que perpassam pela Plateia, Palco Principal, Porão e até o Jardim de Burle Marx.

9h, 10h, 11h, 14h e 15h – Visitas Guiadas Presenciais
Entrada franca – mediante agendamento pelo fone (85) 3101-2583

10h – [Online] Webnário sobre o tema “Arte-Educação e Patrimônio”
Mediação: Ednéia Tutti, do Instituto Teatro Público.
Transmissão: YouTube do TJA e do Instituto Teatro Público.

O Instituto Teatro Público, a Enel e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult-CE) convidam para o webinário do projeto cultural Visita Espetacular – Theatro José de Alencar com o tema “Educação e Patrimônio: práticas educativas mediadas pelos bens culturais”.

A atividade acontecerá nesta sexta-feira (17), às 10 horas, dentro da programação do projeto mensal “Theatro de Portas Abertas”, do Theatro José de Alencar. O debate contará com as participações da arte-educadora Edneia Quinto (Tutti) como mediadora, além do professor Edilberto Florêncio e do ator Edglê Lima.

14h – [Presencial] Feirinha do ateliê “Maria Vem Com as Outras” de Beliza Guedes
Onde: Pátio Nobre do TJA

16h -[Presecial] “Visita Guiada Especial” com Fábio Lessa e as integrantes do projeto “Maria Vem Com as Outras”
Entrada franca – mediante agendamento pelo fonw (85) 31012583

17h – [Presencial] Nomeação do “Camarim do Jardim” e homenagem à Beliza Guedes
Também será transmitido pelo instagram do TJA

Arte-educadora, artesã, atriz e produtora cultural, Beliza Guedes também será homenageada no dia 17, batizando com seu nome o “Camarim do Jardim” do Theatro José de Alencar. A nomeação do espaço integra as ações do TJA que, desde o seu aniversário de 110 anos, em 2020, procura intensificar, atualizar e registrar a memória da cena cultural cearense, a partir de personalidades de diversas gerações.

18H – [Presencial] “Hora do Ângelus” com a cantora Lia Veras
Onde: fachada principal do TJA

A cearense Lia Veras marcará presença novamente dentro do “Theatro de Portas Abertas”, que acontece nesta sexta-feira (17). Assim como na edição de agosto, ela será atração da “Hora do Ângelus”, às 18h, se apresentando na fachada principal do equipamento.

Professora de canto, Lia Veras é cantora profissional licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e possui formação continuada em diversos festival de formação musical, desde 1998. No repertório, canções temáticas como “Ave Maria” (Fafá de Belém) e “Ave Maria Sertaneja” (Luiz Gonzaga).

18H30 – [Presencial] Lançamento do livro “Um Artista da Luz Vermelha”, de Yuri Marrocos e performance do ator Murillo Ramos
Onde: Café Iracema

19h – [Presencial] Estreia da “Visita Guiada Noturna”
Entrada franca – mediante agendamento pelo fone (85)3101-2583

19h30 – [Online] “Um Conto em Cada Canto – Episódio #1”, com Ricardo Guilherme
Transmissão: YouTube do TJA
Livre

O ator e diretor Ricardo Guilherme será protagonista de “Um Conto em Cada Canto”, dando continuidade à programação de setembro do projeto “Theatro de Portas Abertas”. Numa série dividida em vários episódios, Ricardo Guilherme irá contar histórias sobre o espaço, em uma espécie de visita-guia em que as câmeras serão os visitantes virtuais via internet.