O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe inscrições para a oficina “Percurso Instalativo Sonoro: Iniciação em Arte Sonora”, que será ministrada pelo educador e artista multimídia Eric Barbosa nos dias 27, 28 e 30 de setembro; 4, 5, 8 e 14 de outubro, das 15h às 18h, de forma presencial no foyer do TJA (rua Liberato Barroso, 525).

Gratuita, a atividade será ofertada a 20 vagas, sendo destinada especialmente a artistes das linguagens performance, artes cênicas, dança, música, artes visuais e o público da educação, pedagogos(as) e arte-educadores(as). A metodologia consiste em derivas em estudos, vídeos, temáticas e de enunciações e narrativas sonoras e referenciais das formas de construção sonora e dos sons. 

A ideia, segundo Eric Barbosa, é “realizar um processo imersivo sonoro no que tange os conceitos de intervenção, instalação e exposição – fundamentando esta formação em conceitos de site-specific, arte sonora, improvisação livre, arte-ruído, sistemas imersivos, soundtrification e performance sonora-espaciais”.

A oficina “Percurso Instalativo Sonoro: Iniciação em Arte Sonora” é uma realização do Theatro José de Alencar e Abrigo – Plataforma Criativa em Ciência, Arte, Educação, Ecologia, Direitos Humanos e Tecnologia, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC (PPGARTES) e parcerias do Curso de Música e Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProEx), ambos da Universidade Estadual do Ceará (Uece). 

O formulário de inscrição pode ser acessado pelo link (https://bit.ly/3AuIPg3), que também está na bio do Theatro José de Alencar no Instagram (@tja.theatrojosedealencar).

Sobre o ministrante

Eric Barbosa é compositor, produtor, educador e artista multimídia. Sua produção artística transita por linguagens, como: música, performance, dança, arte sonora, audiovisual, artes visuais, novas tecnologias e inter-cruzamentos com músicas de terreiro a exemplo, com o projeto “Ode ao Mar Atlântico”. 

Desenvolve e atua em projetos, como ADSR, Sampleologia, Artesania Sonora, Gambiarra Tecnológica Solidária,  Larten – Laboratório de Arte Espectro Neural, Circuito Latino Americano Colaboratorio de Performance, Imagem e Arte  Sonora e Percurso Instalativo Sonoro – importantes plataformas de criação que já circularam por cidades brasileiras e outros países. 

Possui 20 álbuns digitais lançados, assim como uma constante produção em trilhas sonoras de espetáculos de dança, performance, audiovisual, produções em videoarte e instalação. Já desenvolveu trabalhos artísticos com Roland Bücher (Suiça), Kiko Dinuci (BRA) , Paal Nilssen-Love (Noruega), Uirá dos Reis (BRA), Fernando Catatau (BRA), Wellington Gadelha (BRA), EdBrass Brasil (BRA), Marina Mapurunga (BRA), Arto Lindsay (EUA), Yasmim Salvador (BRA), Bella (BRA) e Vivi Rocha (BRA), entre outros. 

Realiza e desenvolve ainda projetos e metodologias de ensino para organizações sociais, residências artísticas, mostras de artes,  associações, companhias artísticas e coletivos culturais na América Latina. Co-fundador da Trincheira Residência e Sala Vazia Residência (plataformas de criação e residências artísticas). Atualmente, realiza projetos na Abrigo Plataforma – espaço  criativo em arte, ecologia, tecnologia, ciência e direitos humanos.

SERVIÇO

Oficina “Percurso Instalativo Sonoro: Iniciação em Arte Sonora”, com Eric Barbosa (presencial)

Quando: dias 27, 28 e 30 de setembro; 4, 5, 8 e 14 de outubro, das 15h às 18h

Onde: foyer do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Número de vagas: 20

Formulário de inscrição: https://bit.ly/3AuIPg3

Gratuito