Durante o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizará uma nova experiência, trazendo o feminino como seu ponto de partida. A ação é uma iniciativa da atual gestão em propor aos seus funcionários, visitantes e artistas o fomento direto ao pensamento sobre a igualdade e luta das mulheres em nosso estado. 

A intitulada “Residência Nadir Pápi Saboya” vem como novidade neste ano, a proposta é receber durante o mês de março diversas mulheres da cidade na área da produção cultural,  para uma troca de experiências com a equipe do Theatro. O equipamento recebe inicialmente quatro mulheres, entre elas estão: Alí Nacif, Aline Rodrigues, Carolena Morais e Ineuma Lima quejá estão inseridas nas equipes de comunicação, técnica e produção. Na técnica, Carol e Aline ministrarão aulas práticas e teóricas em iluminação e técnica de palco.

No dia no dia 6/3, às 15h, acontece a “Roda de Conversa com mulheres do TJA e convidadas”, com a advogada, professora universitária, feminista e defensora de direitos humanos: Martír Silva. A atividade tem entrada gratuita e acontece no foyer. Já no dia 17/3, o espetáculo o “E.L.A”, de Jéssica Teixeira. Com início às 19h, a montagem coloca em discussão temas relacionados diretamente ao corpo, como beleza, saúde, política, feminilidade e acessibilidade e propõe levar ao público uma reflexão sobre aceitação. É o primeiro solo da atriz Jéssica Teixeira, que assume também a produção dessa obra. A entrada é GRATUITA e classificação indicativa: 14 anos. O espetáculo contará com intérprete em libras, uma parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiências do Governo do Estado do Ceará / Central de Intérprete de Libras – CIL. 

Quem foi Nadir Papi Saboya

Considerada a primeira-dama do teatro cearense, Nadir Roquelina Papi de Saboya fundou em 1951 o teatro escola do ceará, um dos mais importantes grupos de teatro do nordeste brasileiro. além disso, chefiou o departamento de difusão cultural da Secretaria de Cultura do Ceará e dirigiu várias peças de teatro como “A máscara e a face”, de Eduardo Campos, e clássicos de Shakespeare e Ibsen. No currículo, medalhas e prêmios como melhor atriz coadjuvante, melhor atriz e melhor diretora.

Nadir Papi Saboya dá nome a sala que abriga o Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) durante a semana e nos finais de semana recebe espetáculos teatrais e tem capacidade para 80 pessoas.

Informações: 85 31012583 / 31012596Confira a programação completa do Theatro José de Alencar e participe!!! https://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br