Com 68 anos de carreira ininterrupta, a cantora e compositora cearense Marivalda Kariri comemora o Dia Nacional da Cultura, 5/11, com a live “Marivalda Kariri, a caminho dos 80 anos de vida e 68 de arte”.  Reconhecida por músicas como “Toco Cru Pegando Fogo” e “Mulher de Garimpeiro”, Marivalda sobe ao palco do Theatro José de Alencar às 19h. A apresentação será transmitida no Youtube da artista com retransmissão no canal do  Youtube do TJA. 

Em formato de Talk Show, “Marivalda Kariri, a caminho dos 80 anos de vida e 68 de arte” tem direção do diretor de TV e teatro Augusto Abreu. Além do Grupo Kariri, a apresentação conta com as participações especiais dos renomados músicos: Adelson Viana, Mingo Araújo, Tarcísio Sardinha e Márcio Resende.

A noite também será marcada por homenagens. A gestora cultural Maninha Morais, o radialista e comunicador Narcélio Limaverde, o Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba e o historiador Francisco Pinheiro serão os homenageados por Marivalda.

A artista demonstra entusiasmo em relação ao evento: “Vai ser um ótimo reencontro com o meu público que me segue há mais de 40 anos, e com toda a comunidade da internet que poderá relembrar minhas músicas e também sucessos do cancioneiro nordestino e brasileiro. Vamos mostrar também um pouco da música portuguesa através de famosos fados.”

Marivalda Kariri

Maria Valníria Pinheiro, conhecida como “Marivalda Kariri”, nasceu no sertão de Milhã (CE) e, após perder a sua mãe, cresceu num colégio católico de Recife (PE). Lá, ela tomou gosto pelas canções religiosas e pelo forró de raíz, virando fã de Jackson do Pandeiro e chegando a conhecê-lo pessoalmente. Foi o cantor quem reforçou com as autoridades da escola que Marivalda deverá virar cantora profissional. Nos anos 70, Marivalda gravou em São Paulo repertório de choros e forró tradicional, conhecendo lá o seu parceiro musical e esposo, o músico gaúcho Zeca Costa. Com ele formou a dupla romântica “Duo Diamante”. Nos anos 80, conheceu Luiz Gonzaga e logo o Rei do Baião se tornou seu amigo e conselheiro. A cantora fez muito sucesso na Amazônia durante “a febre do ouro”. Em 2015, Marivalda apresentou o show “50 anos de veredas e caminhos”, gravado em DVD ao vivo no teatro Dragão do Mar de Fortaleza (CE). Em 2016, lançou o longa-metragem “A Rainha e Seus Reis de Barro”, no Cineteatro São Luiz. No filme, ela narra a sua vida e a dos artistas Messias Holanda (cantor), Zé de Manu (sanfoneiro) e Pedro Bandeira (poeta e repentista).

> Serviço

Live – Marivalda Kariri, a caminho dos 80 anos de vida e 68 de arte.

05/11, às 19h

Youtube Marivalda Kariri

(https://www.youtube.com/channel/UCMAyaXrqSEntZOvthIhsNgQ)

Youtube do Theatro José de Alencar (https://www.youtube.com/theatrojosedealencar)