O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no dia 17 de outubro, ao meio-dia, o lançamento do “Projeto Macaubar”, em comemoração à trajetória do músico e Mestre da Cultura cearense, Macaúba do Bandolim, 78. 

Tendo como locação a tradicional Cantina do Muriçoca, situada no anexo CENA (entrada pela Rua 24 de Maio, 600 – Centro), a atividade é aberta ao público – com feijoada de adesão a R$ 30 (por pessoa) – e integrada à programação do projeto mensal “Theatro de Portas Abertas”, que celebra o aniversário de fundação do TJA. 

O “Projeto Macaubar” surgiu com o intuito de  reavivar a memória da tradição cearense não somente do choro, como também das clássicas serestas dos bares das noites de Fortaleza, espaço importante para a construção da nossa  identidade cultural, garantindo a tradição do  chorinho e seus chorões para as novas gerações. 

O nome “Macaubar” faz referência ao bar que surgiu de visitas informais e espontâneas de amigos e  músicos  à casa/sítio de Beliza Guedes, sua esposa, e José Felipe da Silva, o Macaúba, que sempre esteve tocando nas noites de Fortaleza, desde a década de 1970, quando iniciou sua carreira. 

Aconteceu pela primeira vez em 1995 com a presença de muitos nomes, como Evaldo Gouveia, Ribamar Freire, Tarcísio Sardinha, Rodolfo Forte, Edson Távora, Carlinhos Patriolino, entre tantos outros que abrilhantaram a casa, que logo se transformou num bar acolhedor com boa comida, bebida e muita música, próprio da experiência boêmia da atmosfera das rodas de choro dos bares cearenses. 

Na ocasião, a Cantina do Muriçoca receberá uma ambientação toda especial que remete às antigas bodegas, bares e mercearias da Cidade. A roda de músicos contará com a presença de nomes da antiga e nova geração, como é o caso de Ian Calíope, Pedro Ernesto e Rafael Melo. 

Protocolos de biossegurança

Não será permitida a entrada, nem a permanência de pessoas sem uso de máscaras (exceto na hora da ingestão de comidas e bebidas). É recomendada higienização das mãos e etiqueta respiratória (tossir e espirrar com proteção do cotovelo e da máscara). Serão disponibilizados tótens com álcool em gel 70% nos vários espaços do TJA. 

SERVIÇO

Theatro de Portas Abertas apresenta: Lançamento do Projeto “Macaubar”

Quando: 17 de outubro, ao meio-dia

Onde: Cantina do Muriçoca/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (entrada pela Rua 24 de Maio, 600 – Centro)

Quanto: acesso gratuito / Feijoada de adesão: R$ 30 (individual)

Outras info.: (85) 99650-1933 (Milza Gama) / @projetomacaubar (Instagram)