Formação

Cursos Livres

Através de parcerias com diversas instituições, com professores do campo cultural ou de seleção através da Chamada de Ocupação Artística do TJA, são ofertados cursos e oficinas de diversas naturezas, gratuitos ou a preços populares.

Conheça nossa programação de cursos e oficinas. 

Curso Princípios Básicos de Teatro - CPBT

O CPBT é considerado o mais importante curso de iniciação teatral de Fortaleza e do Ceará. O curso é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) através do Theatro José de Alencar, em parceira entre a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, nas instalações do CENA – Centro de Artes Cênicas Padaria Espiritual – Anexo do TJA. Desde sua criação acolheu mais de 9.000 alunos interessados em iniciar seus estudos e práticas teatrais, realizou mais de 60 montagens de espetáculos e revelou talentos de renome nacional e local como grandes atores e atrizes cearenses.

Sua implantação deu-se em 1991, com o TJA em festa, no vigor de seus 81 anos. A cidade comemorava a reabertura do Theatro que havia passado dois anos fechado para restauro. A edificação tombada como patrimônio público foi cuidadosamente recuperada e um prédio ao lado foi anexado para ampliação de suas instalações administrativas e salas para abrigar artistas e apreciadores que tivessem o interesse em intercambiar suas práticas e saberes. Desse modo, o ‘novo’ Theatro ampliou sua estrutura para atender a novas demandas.

Com 03 (três) turmas anuais, no turnos manhã, tarde e noite, o CPBT tem seus pressupostos pedagógicos propostos pelo teórico teatral, Augusto Boal, e considera o ator, um contador de histórias e o teatro uma invenção humana em que o sujeito se coloca no lugar do outro, para observar e ser observado. Esse sujeito vai construindo o seu autoconhecimento, permitindo-lhe imaginar variantes do seu agir, estudar alternativas. O ser humano pode ver-se no ato de ver, de agir, de sentir, de pensar. Ele pode se sentir sentindo, e se pensar pensando. (Boal, 1996, p. 27). É assim que este contador de histórias, com sua voz, corpo treinado e sabedor dos elementos e recursos que compõem a arte dramática, se potencializa, de forma autônoma, para construir o seu “fazer teatral”.

Nos anos de 2015 a 2018, teve como inscritos 1.388 alunos que iniciaram as aulas e, através de processos seletivos durante as aulas. Ao final das 3 turmas anuais, foram formados 286 atores que ingressaram no campo cultural cearense, seja em novos grupos teatrais, seja em formações de nível superior na UFC ou no IFCE. Destas turmas, resultaram os seguintes espetáculos teatrais:

2015: Desprender-se, Vôo aos Pássaros e Miolo

2016: Agulha Fina, Experimento Nº 4 e Afoita

2017: Estribilho, Crias da Terra e Trinta e Duas

2018: Tempo Zero, Farpas e Re-Talho

Saiba mais, clique aqui.

 

Curso de Iniciação à Dança Contemporânea - CIDC

Realizado pela Associação Prodança do Ceará, em parceria com o Theatro José de Alencar, o CIDC objetiva desenvolver a sensibilidade expressiva do corpo, de modo a estimular artisticamente a criação em Dança Contemporânea e atender à necessidade de curso introdutório nesta linguagem na cidade de Fortaleza, conforme proposta apresentada em 2015 ao TJA.

Em 2016 a PRODANÇA foi contemplada por meio do Edital de Apoio a Projetos Culturais por Demanda Espontânea da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará para realizar a primeira turma do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea. Com período de seleção entre os dias 5 e 24 de fevereiro, as aulas se deram entre os meses de março e outubro de 2017 no Theatro José de Alencar, finalizando com o espetáculo Degradação: um sacrifício pela novidade, coreografado por Paulo José, na Bienal Internacional de Dança do Ceará, em outubro do mesmo ano.

Em 2018 a PRODANÇA inicia a segunda edição do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea, agora contemplado pelo I Edital de Escolas da Cultura – Escolas Livres de Formação Artística e Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, garantindo a existência de três turmas do curso no período de três anos.

Com mais de 280 inscritos, foram selecionados 40 participantes nessa segunda turma, com aulas no Theatro José de Alencar e na sala da Conluio, de 8h30 às 12h. Essa turma participa, no dia 20 de outubro de 2018, no Teatro José de Alencar, da VI Bienal Internacional de Dança do Ceará, com o espetáculo de conclusão “Somos feitos de átomos, mas também de histórias.”

PRODANÇA

A PRODANÇA – Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Danças do Ceará é uma entidade sem fins lucrativos que representa os profissionais da dança no Estado. Tem como objetivos ampliar o espaço de atuação da dança e estimular o pensamento reflexivo sobre o seu fazer artístico.

Espetáculos Montados

2017 – “Degradação: um sacrifício pela novidade”, coreografado por Paulo José

2018 – “Somos feitos de átomos, mas também de histórias”, Argumento: Aspásia Mariana. Bússolas coreográficas: Aspásia Mariana e Felipe Damasceno

 Saiba mais, clique aqui.

Residências Artísticas

  • Dança Contemporânea Para Adultos – Parceria com a coreógrafa Silvia Moura – trabalha o movimento, atitude e harmonia do corpo para adultos com ou sem experiência em dança.  Quartas – 18h30 às 21h – Informações:  emcrise@hotmail.com
  • Curso de Contação de Histórias – Escola de Narradores – Residente no TJA desde 2015, é realizada pelo Ateliê da Palavra, é uma escola de narração oral, que se propõe a investigação e a difusão da arte de contar histórias no Brasil e no mundo, contribuindo para a formação de agentes transmissores de conhecimento literário em nossa cultural oral e escrita. mescla as linguagens cênicas do teatro de rua, do circo, música e a contação de histórias.
    .  Sábados – 14h às 18h30 – Informações: escoladenarradores@gmail.com
  • Academia do Riso: Escola de Iniciação à Palhaçaria  – Parceria com o artista Neto Holanda, projeto de formação e capacitação artística e cultural na linguagem do palhaço e do circo.  Terças-Feira e Quintas-Feira – 18h às 21h30 – Informações: (85) 99921-7105 / 98845-9318 – E-mail: academiadorisoceara@outlook.com 
  • Cais – Coral da Associação da Izaíra Silvino – Parceria com a maestrina Izaira Silvino com proposta de um coro-espetáculo sempre renovado, aberto a cada quatro meses com turmas que visam produzir espetáculos de canto com novas temáticas. Terças-Feira e Quintas-Feira – Informações: izaira_silvino@yahoo.com.br