Após 21 meses de espera, a escola de palhaçaria Academia do Riso, em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA) – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – , retorna às suas atividades presenciais logo nesse início de dezembro de 2021.

De 3 de novembro a 1º de dezembro, as inscrições encontram-se abertas para o primeiro módulo do curso (de Iniciação à Palhaçaria), ministrado por Neto Holanda. O formulário pode ser acessado através da bio do Instagram @academiadorisoceara.

Serão aceitas pessoas a partir de 15 anos de idade, com ou sem experiência em palhaçaria, residentes em Fortaleza ou em qualquer município do Interior. Ao todo, serão disponibilizadas 22 vagas para esta edição.

A proposta dessa “oficina de retorno” é restaurar a turma anterior (a sétima turma). Dessa forma, quem quiser continuar se aprofundando, outros módulos já estão confirmados a partir de janeiro: Palhaçaria Clássica e Comédia Física, Palhaçaria Popular e de Rua, Acrobacia Cômica, Improvisação Aplicada e Criação e Montagem de Números.

A escola havia interrompido suas aulas presenciais em março de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, passando a oferecer aulas na modalidade virtual para todo o Brasil. Ao longo dos meses em atividade remota, a Academia promoveu 11 oficinas formativas de curta duração e dois cursos extensivos, com a participação de aproximadamente 260 alunos e alunas. 

Apesar de o período ter sido imensamente desafiador, atuar de forma remota colaborou na expansão da metodologia da escola, que se baseia na inclusão de toda e qualquer pessoa que deseje se descobrir palhaço ou palhaça. Desde 2017, a Academia do Riso figura como um dos primeiros projetos formativos de longa duração em palhaçaria do Norte-Nordeste.

Sobre o ministrante

Neto Holanda é arte-educador, ator, palestrante, palhaço e produtor cultural. Membro do Coletivo Paralelo (Maracanaú/CE), que atua nos eixos de artes cênicas, formação e audiovisual. Pesquisa temas como corporeidade, ludicidade e espiritualidade aplicada a várias áreas profissionais, desde as artes, a cultura, a ciência, a educação e o mundo empresarial. Idealizador e professor da residência artística Academia do Riso: Escola de Iniciação à Palhaçaria (Fortaleza/CE), a primeira escola extensiva de palhaçaria do Norte-Nordeste. 

SERVIÇO

Academia do Riso – Retorno Presencial

Módulo 1 – “Iniciação à Palhaçaria”, com Neto Holanda

Datas: 1º, 3, 8, 10, 15 e 17 de dezembro

Horário: 18h30 às 21h

Local: Sala de Dança do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 / Anexo CENA – Centro)

Mais informações: (85) 99921-7105 (Coletivo Paralelo)

Instagram: @academiadorisoceara