O Grupo Murmurando CE se apresenta no dia 17/1 no Theatro José de Alencar junto do mestre compositor e acordeonista Adelson Viana. O show apresentado é resultado do encontro de diferentes gerações da música, num emaranhado de novas experimentações sonoras que passeiam desde o xote e baião até o choro.

O repertório que estes músicos apresentarão é composto por músicas autorais e por melodias já conhecidas do grande público e promete fazer a plateia se divertir. 

A parceria entre o Murmurando e o experiente músico teve início em 2015 quando gravaram o clipe “Mirante”, composição do Adelson. Se estendeu com outras parcerias como participação do acordeonista na gravação do primeiro CD do quarteto, “Assovio do Tiê”. 

19h30min é a hora marcada para esta apresentação no palco principal do Theatro José de Alencar que convida seus espectadores a mexer o corpo ouvindo música instrumental de qualidade. 

O show faz parte da realização do projeto aprovado no VII Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR, e traz ainda a proposta de realização de dois concertos didáticos, realizados no final de novembro de 2019 na Escola Municipal Creusa do Carmo Rocha na Granja Portugal. Nessas apresentações 440 crianças e jovens de 8 a 18 anos participaram do show cantando, dançando e batendo palmas e entraram, de forma lúdica, em contato com a história de Luiz Gonzaga para exemplificar os ritmos e instrumentos típicos da música nordestina, passeando também pela história e geografia da região. 

Murmurando CE

O grupo Murmurando CE é formado pelos músicos Samuel Rocha (violão de 7), Cleylton Gomes (flauta e flautim) e Lauro Viana (cavaquinho). Seu compositor Samuel Rocha, inspirado em mestres modernos como Arismar do Espírito Santos e Dominguinhos, cria caminhos harmônicos, ritmos e sonoridades contemporâneos, junta ritmos nordestinos como baião, forró, xote com a tradição do choro, sua vivacidade, virtuosidade e sua riqueza de improvisações. O grupo, ainda com o clarinetista Giltácio Santos, falecido em outubro de 2019, participou em 2015 do Laboratório Criativo de Música da Escola Porto Iracema das Artes, já foi destaque na Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas em 2014/2015, projeto patrocinado pela Petrobras. Abriu o Festival Choro Jazz em Fortaleza e o show do Hermeto Pascoal na primeira edição do mesmo festival em Barra Grande – PI em dezembro de 2015. Em 2016 o quarteto fez show no FIG – Festival de Inverno de Garanhuns- PE e no Festival Conecta, onde abriu o show do Tom Zé em novembro. Na Mostra Petrúcio Maia de 2017 ficou entre os 6 finalistas. Ainda foi destaque nos festivais de Ibiapaba, Festival Mel choro e Cachaça, Fartura e outros. Lançou em outubro de 2016 seu primeiro CD Assovio do Tiê. 

Para o show no Theatro José de Alencar, o grupo convida o clarinetista Ximenes, atualmente integrante da Banda dos Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro. 

Adelson Viana

Adelson Viana, natural de Fortaleza, é acordeonista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical. Vindo de uma família de músicos, teve como primeiro instrumento o acordeom, e como mestre o seu pai José Viana. Como instrumentista, atuou por um longo tempo de sua carreira ao lado do renomado cearense Raimundo Fagner (12 anos), se apresentando também em shows de Zeca Baleiro, Dominguinhos, Ednardo, Jorge Vercillo, Elba Ramalho, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Paulo Moura, Fausto Nilo, Nonato Luiz dentre outros artistas. No ano de 2008, participou do “VI Prêmio Tim De Música” homenageando o mestre Dominguinhos onde tocou ao lado dos maiores sanfoneiros do Brasil. 

Em 2009 lançou pela Biscoito Fino o álbum “Acordeom Brasileiro” com shows no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano lançou o álbum “Dobrado” um duo com o extraordinário violonista Nonato Luiz, O álbum “Da Cidade ao Sertão” tem um rico repertório de música nordestina, e traz pela primeira vez a voz do sanfoneiro Adelson Viana. O álbum de 2012 “Música Popular Nordestina” é um passeio pela MPB Nordestina com participação especial de Fagner. Em 2014 lançou o CD “Acordeom Brasileiro vol. 2”, levando a um passeio pela música Nordestina através do choro, forró, xote, valsa, samba e frevo. O mais recente álbum é o CD “Pra ser feliz” que conta com a participação de Flávio José, Waldonys, João Lyra e Paulo Viana. Com oito álbuns lançados na carreira, Viana evidencia o tom universal e a riqueza de timbres e possibilidades advindas da sanfona nordestina. 

Participará ainda o percussionista Igor Ribeiro, dando o ritmo certo ao espetáculo 

SERVIÇO Data: 17/01/2020 Horário: 19h30min Local: Palco principal do Theatro José de Alencar Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza – CE Entrada gratuita Classificação etária: livre Informações: 85 – 31012583.