Criado em 1991, o Curso Princípios Básicos de Teatro é considerado um dos mais importantes cursos de iniciação teatral do Ceará. Em 2020, o CPBT (como é carinhosamente conhecido) completa 29 anos ininterruptos de atividades gratuitas e abrirá 300 vagas (100 por turma). O Curso é uma realização do Theatro José de Alencar (TJA), fruto da parceria entre as Secretarias da Cultura (SECULT) e da Educação (SEDUC) do Estado do Ceará.

Ao longo desses anos acolheu mais de 9.000 alunos interessados em iniciar seus estudos e práticas teatrais e revelou talentos de renome nacional e local, montou 65 espetáculos de conclusão de curso e formou 1.288 estudantes. Com três turmas (manhã, tarde e noite), as aulas são ministradas pelos professores Joca Andrade (fundador do curso), Juliana Veras (ex-aluna) e Neidinha Castelo Branco.

As inscrições acontecem de 14/1 a 7/2. Os interessados deverão preencher uma ficha (online ou presencial) – a ser disponibilizada – e entregar, no Theatro José de Alencar, junto com a documentação e o pagamento da taxa de inscrição R$ 65,00 (sessenta e cinco reais). O curso, que tem duração de 1 ano, não tem cobrança de mensalidade.

A grade curricular tem carga horária total de 365h/aula, distribuídas em quatro módulos eliminatórios, são eles: “Arte e cidadania (15h/aula);  “Introdução à arte de representar” (50h/aula); “Introdução à história do teatro” (50h/aula) e “Pesquisa e montagem de espetáculo” (250h/aula). 

Aulas acontecem, no Theatro José de Alencar – Anexo – Centro de Artes Cênicas do Ceará Padaria Espiritual – CENA, de terça a sexta-feira nos seguintes horários: Manhã, das 09h às 12h; Tarde, das 14h às 17h, e Noite, das 18h às 21h. 

Veja os requisitos para se inscrever: 

Idade: 

  • Para turmas manhã e tarde ter idade acima de 15 anos. 
  • Para turma noite ter idade acima de 18 anos.

No ato de pagamento:

  • Apresentar documento de identidade com foto. (Pode ser RG, carteira de estudante, carteira de motorista).
  • Entregar duas foto 3×4 atual.
  • Preencher ficha de inscrição pessoalmente ou online.¹
  • Pagar taxa de inscrição R$ 65,00 (sessenta e cinco reais)²

1) Entregar ficha impressa no dia do pagamento;

2) A isenção da taxa de inscrição será concedida aos estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio que entregarem, no ato da matrícula, declaração atualizada da instituição na qual estuda. / Não haverá devolução da taxa de inscrição após o ato da mesma. / O pagamento deverá ser feito no Theatro José de Alencar, somente dinheiro.

Importante saber! Curso por 4 módulos, cada módulo é eliminatório.