Neste sábado (30), às 20h, o canal do Youtube do Theatro José de Alencar recebe o desfile de conclusão do curso “TRANS FORMANDO”. Há mais de 20 anos oferecendo gratuitamente cursos de costura e modelagem para mulheres trans, a Casa de Andaluzia encerra a sua 5ª turma.

“TRANS FORMANDO” é voltado para o público LGBTQI+, em especial para mulheres trans. “No curso, além de receberem capacitação profissional, elas têm a oportunidade de sonhar com um emprego formal ou montar seu próprio negócio, com dignidade”. ressalta Javier Garcia, coordenador do projeto.

O curso tem duração média de 4 a 6 meses e orientação do professor Marcelo Mota, graduado em costura e moda. Cada turma recebe cerca de 15 a 20 mulheres trans, além da capacitação elas recebem alimentação e ajuda de custo. “O curso dá dignidade para um público tão marginalizado e invisível à sociedade, as pessoas trans. Por serem quem são, elas vivem em situação de vulnerabilidade social, sem perspectivas de vida e capacitação profissional”, destaca Javier. Ao final de cada turma é realizado um desfile com peças confeccionadas pelas próprias alunas.

Em virtude da pandemia, o desfile referente ao ano 2020 será gravado no Theatro José de Alencar e exibido nas plataformas digitais da Casa de Andaluzia e no Youtube do TJA.

Sobre a Casa de Andaluzia

Instituição fundada em 1998, situada no bairro Benfica, desenvolve ações e projetos voltados para jovens, mulheres e o público LBTQI+, visando a garantia de direitos, geração de renda, cultura e cidadania. Conta com o apoio de organizações sem fins lucrativos da Espanha, principalmente da região de Andalucía, uma comunidade autônoma da Espanha, situada na parte meridional do país. O nome da instituição é uma referência à comunidade. 

Serviço:

Desfile “V TRANS FORMANDO”
Dia 30/01, às 20h
Youtube do Theatro José de Alencar (https://www.youtube.com/theatrojosedealencar)
Informações: 85 986393430